Que Tipo de Site devo escolher

Que Tipo de Site devo escolher

Se você está pensando em criar um novo site, a primeira coisa que você deve decidir é qual o nicho (assunto) dele. Só que existe outra decisão mais importante, qual tipo de conteúdo publicar?

Você já pensou nisso? Será que eu crio um site de notícias ou apenas de artigos? Ou talvez um blog? Neste artigo vamos saber qual a diferença entre artigo e noticias, e quais os benefícios e desafios de cada um.

Site de notícias

Os sites de notícias são focados apenas na criação de notícias diárias sobre determinado assunto que pode ou não abranger várias categorias. As notícias costumam ter uma imagem ilustrativa e aproximadamente 150 a 300 palavras para uma rápida leitura.

Notícias costumam ter um número maior de acessos do que artigos, já que hoje em dia pessoas têm preguiça de ler. Mas o ponto negativo é que notícias são temporárias, ela só vai render mais acessos na época que for publicada. Outra desvantagem de publicar notícias é que exige comprometimento diário, e as vezes uma grande equipe para publicar o maior número de notícias por dia.

Sites de notícias crescem muito rápido se forem bem administrados, mas a concorrência também é grande. Você também pode encontrar e escrever notícias rapidamente levando até menos de 10 minutos. Os sites de notícias estão em uma pista de corrida, quem publicar primeiro e tiver um público grande consegue receber mais visitas. Uma dica é sempre acompanhar sites de notícias em inglês ou famosos para obter a informação primeiro.

Site de artigos

O site de artigos tem como foco abranger mais detalhes sobre determinado assunto. Exige ter conhecimento no assunto ou fazer longas pesquisas. O site foca bastante na leitura e conforto do visitante.

Os artigos são bem mais complexos e possuem entre 500 a 2000 palavras. O autor deve apresentar uma boa argumentação e informação consistente, artigos as vezes podem exigir até dias de pesquisas. A vantagem de um site de artigos é que suas publicações não têm datas e podem ser lidas depois de muitos anos. Um site de artigos não exige ter publicações diariamente, tem sites que publicam apenas 1 artigo por mês.

Existe outro tipo de site de artigos simples que pode ser chamado de blog. Um site que publica artigos sobre curiosidades sobre determinado assunto ou lugar. Esse tipo de site pode ter entre 300 a 1000 palavras por artigo e não exige uma pesquisa tão profunda sobre o assunto. Mas para um maior crescimento exige uma maior dedicação e publicações diárias.

Qual a diferença entre um site de artigos e um Blog?

Atualmente o termo blog é bastante usado para indicar sites que publicam artigos diariamente ou semanalmente sobre determinado assunto. Um blog funciona da maneira que o autor quiser, ele pode publicar artigos curtos e longos e até notícias. Um blog pode ser pessoal, pode ter uma equipe e pode falar sobre um determinado assunto ou vários. Pessoas famosas ou empresas usam blogs para manter contato com seus fãs e clientes. Na hora de você decidir se vai escrever artigos longos, artigos curtos ou noticias, o blog não é uma opção para sua decisão. Se o site é considerado um blog ou não, vai depender do seu ponto de vista. Hoje em dia quase todos os sites de artigos podem ser chamados de blogs. Escolha o tipo de site que mais combina com você e sua rotina.

Site Comercial

Um site comercial pode igualmente ser um site de notícias, artigos ou blog, no entanto quando definimos um site como comercial estamos a inseri-lo numa categoria específica, pois este terá como objectivo apresentar apenas e só os conteúdos de uma empresa ou negócio. Ao optar por um site comercial deverá ter em consideração alguns aspetos fundamentais, pois dentro deste tipo de sites existem várias opções estruturais.

  • Site Estático – um site estático tem como vantagem a sua robustez e segurança, pois a sua estrutura não envolve sistemas dinâmicos. Este é o tipo de sites que entidades públicas utilizam, pois para além das suas vantagens já referidas são simples, objectivos e muito funcionais. A grande desvantagem deste tipo de sites é a sua apresentação visual, o seu design, o que em termos comerciais pode ser um fator determinante para não atingir os seus obectivos.
  • Site Dinâmico – Hoje em dia este é o tipo de site mais utilizado, pois tem como vantagem o seu dinamismo visual e são muito intuitivos. Este tipo de site é construído por secções, cada uma podendo interagir com outras aplicações ou até com elementos externos. Estes sites criam um grande impacto visual nos seus visualizadores ou clientes, se bem construídos são uma poderosa ferramenta para o seu negócio. A desvantagem deste tipo de sites é que requerem uma boa manutenção, atualizações de sistemas e um conhecimento para o gerir.
  • Ecomerce/Loja Virtual – Este é o tipo de site que lhe permite vender seus produtos ou serviços online, pois têm software inserido que lhe permite apresentar seus artigos em forma de um catálogo com ligação a um checkout onde seus clientes podem efetuar seus pagamentos. Um site ecomerce pode igualmente ser estático ou dinâmico, embora os dinâmicos sejam bem mais apelativos e funcionais.
  • Landing Page – Landing Page é uma página onde se encontra o conteúdo obectivo de um site. Ou seja, este é um site que pode ter apenas uma página, a Landing Page, que contém todo o seu conteúdo que vai abrindo à medida que o visualizador vai fazendo scrool pela página. Está em moda este tipo de site, até porque visualmente é muitíssimo agradável e muito intuitivo e pode consiliar uma Landing Page com um site.

Agora que já sabe que tipo de site escolher é só avançar para o seu projecto! No entanto, caso ainda não estaja devidamente esclarecido ou tenha alguma dúvida não hesite em contactar-nos.

Solicite-nos um Orçamento Grátis AQUI.

2 Responses to Que Tipo de Site devo escolher

  • Para uma loja online de artigos e componentes electrónicos qual seria a estrutura recomendada? Estavamos a pensar em criar loja online assente na plataforma Magento, mas fomos aconselhados a não optar por esse sistema. Podem ajudar-nos?

    • Boa tarde, Magento já foi uma boa plataforma de ecomerce, no entanto hoje em dia têm soluções mais vantajosas e simplificadas. Na Inovaweb utilizamos muito o Woocommerce para WordPress, pois pode ter uma loja virtual dentro de um web site, e também Virtuemark para Joomla. Ambos são sistemas robustos, eficientes e muito expansivos, pelo que deixo ao vosso critério a escolha de plataforma.

Deixar uma resposta